Ticker

6/recent/ticker-posts https://4.bp.blogspot.com/-k_5709Vs9oQ/XdlGRqTmrjI/AAAAAAAAIPg/lAcnWzIB-RUcoOGJVVVuk84_8KHSslrrQCK4BGAYYCw/s1600/logo%2Bjornal.jpg

Header Ads Widget

jornalsindicoprofissional@gmail.com

Síndica Profissional Carine Riffo: Dicas para fazer uma revisão de regimento interno eficiente


Saber a hora exata de fazer a Revisão do Regimento Interno é fundamental para garantir uma boa gestão do condomínio. O síndico deve estar atento a detalhes que indiquem que é hora de organizar melhor a casa. O Jornal Síndico Profissional inicia uma série de matérias sobre este tema trazendo síndicos que tiveram situações que possam compartilhar com os demais em que este ajuste facilitou sua gestão.

Síndica Profissional Carine Riffo de São Paulo está fazendo um treinamento avançado sobre este tema no Programa Nacional de Estudo Continuado do Clube Síndico ProfissionalPROSIREF. Além do estudo, com os demais síndicos, onde ela vem trocando ideias sobre as melhores formas de atuação com regimento interno, ela tem práticas comprovadas da execução da Revisão de Regimento Interno com Excelência. Confira a entrevista abaixo com a Síndica Profissional.


A Síndica Profissional Carine Riffo é a nossa convidada para o série
“PRÁTICAS DE REVISÃO DE REGIMENTO INTERNO DE REFERÊNCIA

 SÍNDICA PROFISSIONAL CARINE RIFFO
”Formada em Gestão da Qualidade pela Universidade Nove de Julho de São Paulo. Atuou como Consultora da Qualidade implementando projetos de SSMA, produtividade e gestão. Experiência de 2 (dois) anos como síndica moradora, reeleita e atuando na 2° gestão. Realizou a alteração do Regimento Interno, organizou os processos com honestidade, transparência e comprometimento com o resultado. Referência em questões de condômino antissocial. Participou de Cursos de Formação de Síndico Profissional e atualmente é associada ao Clube Síndico Profissional e inscrita no Programa de Educação Continuada para Síndicos de Referência do Estado de São Paulo. 

Jornal Síndico Profissional Jornalista Eli Antonelli: Na sua opinião quando é a hora do síndico analisar a possibilidade de uma revisão detalhada do regimento interno?
Síndica Profissional Carine Riffo: No momento que um problema seja reincidente, não conste no regimento interno, na convenção e no código civil a forma de agir, é o momento de analisar a possibilidade de revisão para que o síndico tenha respaldo para mediar conflitos.

Jornal Síndico Profissional Jornalista Eli Antonelli: Quais os problemas que normalmente ocorrem e que pede esta revisão com urgência?
Síndica Profissional Carine Riffo: Acredito que todo problema que tire a harmonia da vida em condomínio necessita de uma revisão urgente, caso não conste no regimento ou não esteja descrito de forma adequada ao entendimento de todos.

Jornal Síndico Profissional Jornalista Eli Antonelli: Como foi a sua experiência no seu condomínio?
Síndica Profissional Carine Riffo: Logo que assumi a gestão percebi que os maiores conflitos entre os condôminos e o síndico poderiam ser solucionados com um regimento interno eficiente, onde o síndico teria respaldo para agir quando necessário. Incluí no regimento interno a forma de notificação em caso de infração, padronização de itens/ equipamentos e horários. Também ajustei alguns itens que não estavam descritos claramente.

Jornal Síndico Profissional Jornalista Eli Antonelli Como foi o processo?
Síndica Profissional Carine Riffo: Levei o assunto para assembleia e conscientizei os condôminos da importância da revisão do regimento interno para a boa convivência de todos no condomínio. Pessoalmente revisei cada item, encaminhei as sugestões de alteração para os condôminos, em assembleia específica o regimento foi apresentado e aprovado para registro em cartório.

Jornal Síndico Profissional Jornalista Eli Antonelli O que mudou antes e depois da revisão do regimento interno?
Síndica Profissional Carine Riffo: Antes da revisão tínhamos casos críticos de desarmonia entre todos do condomínio, pois a antiga gestão criava suas próprias regras quando não existia o item no regimento interno. No momento que as regras ficaram claras, consegui agir e mediar os conflitos.

  • Deixe abaixo seu comentário e/ou sua pergunta para nossa síndica convidada. Participe! Sua opinião é fundamental. 


Postar um comentário

0 Comentários

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com