A Advogada Marcela Gundim é um dos nomes mais importantes do Direito Condominial do Brasil, sem dúvida. Ela é especialista em Condomínios, sócia do Escritório Michelena & Gundim. 

Ao longo dos últimos meses vem somando em diversos debates com profissionais de condomínios. E temos a honra de abrir esta série de "A história do DIREITO CONDOMINIAL no Brasil" com esta profissional apaixonada por condomínios. 
Marcela tem uma meta clara para o fortalecimento do direto condominial em sua região e uma importante missão em sua carreira: Somar no fortalecimento da excelência em nosso mercado condominial.

Ela é formada pelo Centro Universitário do Triangulo em Uberlância/MG (Atual UNITRI). E nesta entrevista, exclusiva para o Jornal Síndico Profissional, relembra os sonhos nos tempos de estudante e faz um passeio por sua trajetória profissional. Na faculdade pretendia atuar com Direito Administrativo e Eleitoral. Ao se formar prestou concursos para o Tribunal Regional Eleitoral – TRE. Quando tirou a OAB se apaixonou pela advocacia na prática.


A emoção do dia da formatura em direito
Nós que atuamos em condomínios comemoramos está feliz decisão. Podemos contar hoje com a especialista para trocar informações e sua contribuição com seu trabalho na área condominial e imobiliária. Confira a entrevista. E não esqueça de deixar a sua pergunta e/ou comentário para a Adv. logo abaixo da matéria. 


Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional -  Quando e como iniciou sua trajetória profissional? Quais áreas já desenvolveu no setor jurídico?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios - Tornei-me advogada em fevereiro de 2005. No início da minha carreira profissional trabalhava como Defensora Pública Municipal, Assessoria Jurídica a Prefeituras da Região de Uberlândia e depois, atuei como Advogada de Programas de Prevenção a Criminalidade do Governo de Minas Gerais.
.

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Como foi a decisão de atuar com DIREITO CONDOMINIAL? 
Advogada Marcela Gundim – Especialista em CondomíniosP Meu primeiro contato com o Direito Condominial foi logo que me formei, então, como condômina querendo fazer uma revolução. Na ocasião me candidatei como síndica do condomínio que eu morava e ganhei. Mas era muito jovem. Tinha 22 anos e não aguentei a pressão e acabei renunciando.  Bem mais tarde, mais de 10 anos depois, em 2013, com minha amiga e sócia Adv.  Maíra Michelena e outro colega, assumimos como assessoria jurídica um Condomínio Club em São José dos Campos tendo naquela oportunidade me apaixonado pelo Direito Condominial.

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional Com relação a sua sócia (Adv. Maíra Michelena) como começou a história desta parceria de trabalho?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios Nossa  parceria iniciou em 2013, contudo, somente em 2015 abrimos juntas nosso escritório que era uma advocacia. Hoje temos constituída uma Sociedade de Advogados que leva o nosso sobrenome MICHELENA E GUNDIM.

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Quais foram os maiores desafios do início do trabalho na área de direito condominial? 
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios Os maiores desafios foi ganhar a confiança de nossos clientes, pois eu e a minha sócia não somos da cidade de São José dos Campos. Sou mineira e ela gaúcha.  Conquistamos o primeiro cliente em 2013, o Condomínio Clube que lhe falei. Em 2014 acabamos pedindo a rescisão com esse cliente, pois a gestão que estava há época divergia de nossos propósitos como assessoria jurídica condominial.

Desafios:  Considero que esse foi o primeiro desafio, pois é difícil quando se tem um cliente que não quer trabalhar da forma que você acredita ser a essencial. Em 2015 este cliente voltou para nós, um condômino que gostou de nossa atuação em 2013 se candidatou a síndico e ganhou, tendo nos feito uma proposta de retorno com a assessoria jurídica. Foi quando eu e minha sócia, Adv. Maira, decidimos abrir o escritório juntas, antes eu tinha escritório com outro colega.

Equipe do Escritório Michelena & Gundim
Com nosso trabalho com esse cliente, outros foram chegando, fomos ganhando a confiança de um outro condomínio grande horizontal. Neste condomínio o maior desafio foi a alteração da convenção e do regimento interno já que eram mais de 500 casas. A sindicância da época era muito organizada e conseguimos aprovar a minuta sugerida pelo nosso escritório, depois levaram a registro. Foi um sucesso.

O escritório foi crescendo e fomos ganhando a cada dia mais credibilidade pela diversidade e atendimento que fazíamos aos clientes. Nossa equipe é composta hoje : Olanna (assistente jurídica), o Dr. Alex (advogado associado), Alessandra (assistente jurídica) e Isabella (estagiária).

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Pessoal: Quais são seus hobbies?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios Ir no parque com minha família, muay tay e comer queijo (risos).

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Você tem filhos que idade?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios Tenho dois filhos, Olívia com 5 anos de idade e Nicolas com 3 anos. Um detalhe, brinco que foi só começar a trabalhar para aquele primeiro cliente que fiquei gravida, pois fiquei gravida em 2012 da Olivia e logo comecei a trabalhar para o condomínio, quando voltei a trabalhar em 2015 fiquei gravida do Nicolas.

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Quais foram os maiores desafios que você teve ao longo da sua carreira e como foi o processo de superação e aprendizado?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios - Como falei o maior desafio foi ganhar a confiança dos clientes, pois eu e a minha sócia não somos da cidade de SJCampos, eu sou mineira e ela gaúcha. Acredito que os conquistamos nossos clientes primeiro com nossa honestidade, depois foi mostrando que somos competentes e enfrentamos desafios que nos são colocados à mesa. Tivemos vários percalços juntas, mas sempre superamos e enfrentamos com força e fé. 

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Quem na sua vida merece uma homenagem por ter contribuído na sua carreira ?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios Meus Pais que sempre investiram nos meus conhecimentos. Depois no incentivo de meu marido, minha família e minha sócia que me mostro que eu podia e tinha competência para advogar em com escritório próprio.

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Como é a escolha dos seus funcionários? Quais os valores  que vc espera ver neles?
Advogada Marcela Gundim – Presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB – São José dos Campos /SP Nossos colaboradores foram escolhidos primeiro pelo interesse no escritório e na área que trabalhamos. Prezo pela simpatia, educação e conhecimento, pois quero que meus clientes sejam bem atendidos e sejam atendidos com qualidade.

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - O que é o direito condominial de excelência? Que dicas você daria aos advogados que estão ingressando nesta área?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios Conhecer as leis pertinentes aos condomínios edilícios, conhecer como funcionam as normas condominiais, lei de incorporações imobiliárias, ler, se atualizar sobre o assunto, estar presente no meio condominial. Vejo muitos colegas não se atualizam, vão pelo genérico mesmo, mas nos nesse meio não tem como ser genérico. Por exemplo em assembleias, quando estou pelos condôminos, vejo alguns colegas falando coisas errôneas, não seguindo a convenção condominial. Advogar para um condomínio e participar de uma assembleia você tem que conhecer a convenção daquele levar a mesma para assembleia e fazer que seja respeitada. Advogar para uma associação de moradores é a mesma coisa, conhecer o estatuto e fazer que aquele estatuto seja respeitado. As dicas 

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Ainda sobre os funcionários. O que você espera quando faz uma seleção. Descreva melhor qual o perfil do profissional que irá integrar sua equipe no futuro?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios Confesso que não sou boa em seleção de equipe, deixo esse cargo para minha sócia Maíra. (risos), ela é bem melhor que eu. Mas vou arriscar responder.  Como eu disse eu espero primeiramente a pessoa tenha interesse no assunto que trabalhamos, seja interessada a aprender e tenha vontade de enfrentar desafios, não precisamos de experiências as vezes, mas, se a pessoa é interessada ela vai correr atrás, vais buscar conhecimento. Eu sou assim, minha sócia é assim, então acredito que buscamos pessoas com perfis parecidos com o nosso. Acredito que nossa equipe está se formando com pessoas nesse sentido, com pessoas que buscam atingir os mesmos objetivos que os nossos.

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Quais são suas referências de liderança? Nomes de qualquer área que lhe inspira?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios O líder que mais me inspira se chama ANTONIO GUNDIM, meu pai, este é meu líder maior.
Na área condominial e imobiliário quem ne inspira são  Escavone Junior, minha sócia Maíra, Thiago Natalio, você Eli Antonelli, dentre outros colegas.


Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Qual seu maior sonho na área profissional?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios Meu sonho é conseguir me tornar referência na área condominial na minha região e mostrar que a gestão condominial ser acompanhada por uma assessoria jurídica competente e honesta.

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Qual sua citação preferida que reflete seu olhar sobre a vida?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em CondomíniosPNão trate as pessoas tão mal como elas são, trate-as tão em quanto você é.” (Madre Teresa de Calcutá)
Não consigo fazer mal às pessoas. Por mais que me façam mal. Tenho uma amiga paulista, que mora em Minas, que um dia me disse: Como você consegue esquecer o mal que as pessoas te fazem? Eu apenas respondi: Eu perdoo. Não consigo maltratar ninguém. Se faço isso eu fico tão mal e me puno como e sofro muito. Não tenho som ente essa frase. Aprendi com meus pais ser honesta e levarei isso para minha vida e ensinarei isso aos meus filhos então sempre falo que “caráter, honestidade e humildade não se compra” se você procura respeito, você tem que ter essas três coisas em sua vida.

Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional - Quando as pessoas olharem seu nome em algum lugar o que vc espera que elas pensem na questão profissional? Como você quer ser vista?
Advogada Marcela Gundim – Especialista em Condomínios - Advogada honesta, de caráter e competente!

Gostou desta entrevista? Deixe sua pergunta a advogada e seu comentário logo abaixo. Não esqueça de deixar seu nome e cidade. Todos os comentários serão encaminhados para ela. Seja bem vindo!! Aguardem as próximas matérias perfis. 

2 Comentários

Muito obrigado por seu comentário. Não esqueça de deixar seu NOME e CIDADE no seu comentário.

  1. Nossa você é o exemplo de dedicação. Advogada honesta,educada e competente .Sempre aposto em você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário. Não esqueça de deixar seu NOME e CIDADE no seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com