Ticker

6/recent/ticker-posts https://4.bp.blogspot.com/-k_5709Vs9oQ/XdlGRqTmrjI/AAAAAAAAIPg/lAcnWzIB-RUcoOGJVVVuk84_8KHSslrrQCK4BGAYYCw/s1600/logo%2Bjornal.jpg

Header Ads Widget

jornalsindicoprofissional@gmail.com

Quando devemos contratar um síndico profissional?






Se fizer uma busca rápida na internet você irá localizar diversos sites que falam do “síndico externo”, “síndico contratado” ou melhor o chamado síndico profissional.
Mas, afinal, este modelo de atividade do síndico profissional é ideal para todos os condomínios?

Quando avaliar se chegou a hora de contratar um síndico profissional para o seu condomínio? 
Na maioria dos condomínios observamos que é sempre um número bem reduzido de pessoas que participam e se preocupam com a gestão eficiente dos empreendimentos. Em muitos ocorrem aquela velha situação de revezamento de síndicos, colocando em risco todo processo. A baixa participação nas assembleias é uma grande preocupação. Esse deveria ser um papel de todos os moradores. Quanto mais acompanhar o processo da gestão do seu condomínio, melhor! Deveria ser assim. Porém, na prática não é isso que ocorre. Esta é mais uma das missões do síndico profissional trazer o condômino para mais perto do cuidado com seu patrimônio. Vamos conversar sobre a contratação de um síndico externo?

O Jornal Síndico Profissional quer mergulhar com você neste tema: "Por que contratar um síndico profissional?"
A contratação  deve ser avaliada pelo corpo diretivo e demais condôminos. Existem muitos condomínios que absolutamente ninguém tem interesse ou perfil para esta função. Mas, a falta de informação e principalmente a grande dúvida “quanto custa”, faz com que os condôminos obtém pelo terrível revezamento de sindico, conforme já citamos. 
Formação/ Certificação
O síndico profissional é aquele pessoa  que realiza treinamentos constantes, tem uma empresa constituída e exerce a sindicatura (isso mesmo este é o termo correto, não é sindicância) como sua carreira oficialmente. 
A atividade profissional ainda não é regulamentada. Diversas empresas de treinamentos no Brasil oferecem a formação para estes profissionais e tem seus processos próprios de certificação. Cada vez mais observa-se o aumento de qualidade nos processos de formação de síndico profissional e a exigência do próprio aluno em critérios mais rígidos e mais completos. 
 A Brbrasis Condomínios, por exemplo, de forma inovadora está trabalhando a Certificação Diamond, que visa ajudar os moradores a conseguir escolher seus profissionais com comprovação de conhecimento avançado. O programa nasceu numa pesquisa de 2013 e passou por diversas etapas.  O Programa de Certificação tem base em uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo  A certificação por enquanto só esta ativa no Estado de São Paulo. 

Além disso, o Clube Síndico Profissional realiza um programa constante de avaliação mês a mês, cujo processo inovador visa desenvolver o 1º Programa de Educação Continuada do Síndico Profissional de Referência - PROSIREF

O que exigir do síndico profissional
É necessário solicitar as Certidões Negativas como qualquer processo de contratação. O síndico profissional é um prestador de serviços. Para quem ainda não conhece esta atividade sempre fica a dúvida sobre o trabalho da administradora de condomínios se é realizado em conjunto ou não é necessário esta contratação. Confirmamos que é necessário sim a administradora de condomínios. Ela realiza um trabalho em paralelo à função do síndico, seja ele morador ou profissional. O ideal é sempre contar com os dois serviços: síndico profissional e administradora de condomínios. 
Qual o custo a  contratação de um síndico profissional?
O valor em média varia de acordo com o tamanho do condomínio, número de unidades, quantidade de funcionários, se são orgânicos ou terceirizados e inúmeros outros fatores. O Clube Síndico Profissional realiza pesquisas gratuitas sobre valor de remuneração do sindico profissional . Os conselheiros ou moradores/sindico moradores podem pedir esta pesquisa no Portal do Coletivo gratuitamente. 
O mais importante é sempre lembrar que é necessário sim participar e exigir do síndico o repasse de informações de como esta a gestão do condomínio. Os Síndicos Profissionais de Referência costumam atuar com metas bem definidas. Desta forma, todos podem observar o andamento das atividades e/ou discutir e avaliar os desafios.

Imagem da campanha pela contratação de síndico Clube Síndico Profissional. Utilize na rede social e use a hastag #contratesindicoprofissional2019

O Síndico Profissional é uma tendência em amplo crescimento no país. Como qualquer inovação, passa por inúmeros desafios, porém, é um processo sem volta e completamente benéfico para os condomínios. Uma administração de condomínios qualificada e pautada em relatórios e análises de resultados dará tranquilidade para os moradores para uma gestão eficiente de seu patrimônio.



texto: Eli Antonelli, jornalista, headhunter e presidente do Clube Síndico Profisisonal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO: 
Pergunta: Na sua opinião quando é necessário contratar um síndico profissional?
(ESCREVA ABAIXO. Não esqueça de colocar NOME E CIDADE.)

Postar um comentário

0 Comentários

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com