Sindico Profissional

6/recent/ticker-posts https://4.bp.blogspot.com/-k_5709Vs9oQ/XdlGRqTmrjI/AAAAAAAAIPg/lAcnWzIB-RUcoOGJVVVuk84_8KHSslrrQCK4BGAYYCw/s1600/logo%2Bjornal.jpg

Curso de Síndico Profissional

Quando devemos contratar um síndico profissional?






Se fizer uma busca rápida na internet você irá localizar diversos sites que falam do “síndico externo”, “síndico contratado” ou melhor o chamado síndico profissional.
Mas, afinal, este modelo de atividade do síndico profissional é ideal para todos os condomínios?

Quando avaliar se chegou a hora de contratar um síndico profissional para o seu condomínio? 
Na maioria dos condomínios observamos que é sempre um número bem reduzido de pessoas que participam e se preocupam com a gestão eficiente dos empreendimentos. Em muitos ocorrem aquela velha situação de revezamento de síndicos, colocando em risco todo processo. A baixa participação nas assembleias é uma grande preocupação. Esse deveria ser um papel de todos os moradores. Quanto mais acompanhar o processo da gestão do seu condomínio, melhor! Deveria ser assim. Porém, na prática não é isso que ocorre. Esta é mais uma das missões do síndico profissional trazer o condômino para mais perto do cuidado com seu patrimônio. Vamos conversar sobre a contratação de um síndico externo?

O Jornal Síndico Profissional quer mergulhar com você neste tema: "Por que contratar um síndico profissional?"
A contratação  deve ser avaliada pelo corpo diretivo e demais condôminos. Existem muitos condomínios que absolutamente ninguém tem interesse ou perfil para esta função. Mas, a falta de informação e principalmente a grande dúvida “quanto custa”, faz com que os condôminos obtém pelo terrível revezamento de sindico, conforme já citamos. 
Formação/ Certificação
O síndico profissional é aquele pessoa  que realiza treinamentos constantes, tem uma empresa constituída e exerce a sindicatura (isso mesmo este é o termo correto, não é sindicância) como sua carreira oficialmente. 
A atividade profissional ainda não é regulamentada. Diversas empresas de treinamentos no Brasil oferecem a formação para estes profissionais e tem seus processos próprios de certificação. Cada vez mais observa-se o aumento de qualidade nos processos de formação de síndico profissional e a exigência do próprio aluno em critérios mais rígidos e mais completos. 
 A Brbrasis Condomínios, por exemplo, de forma inovadora está trabalhando a Certificação Diamond, que visa ajudar os moradores a conseguir escolher seus profissionais com comprovação de conhecimento avançado. O programa nasceu numa pesquisa de 2013 e passou por diversas etapas.  O Programa de Certificação tem base em uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo  A certificação por enquanto só esta ativa no Estado de São Paulo. 

Além disso, o Clube Síndico Profissional realiza um programa constante de avaliação mês a mês, cujo processo inovador visa desenvolver o 1º Programa de Educação Continuada do Síndico Profissional de Referência - PROSIREF

O que exigir do síndico profissional
É necessário solicitar as Certidões Negativas como qualquer processo de contratação. O síndico profissional é um prestador de serviços. Para quem ainda não conhece esta atividade sempre fica a dúvida sobre o trabalho da administradora de condomínios se é realizado em conjunto ou não é necessário esta contratação. Confirmamos que é necessário sim a administradora de condomínios. Ela realiza um trabalho em paralelo à função do síndico, seja ele morador ou profissional. O ideal é sempre contar com os dois serviços: síndico profissional e administradora de condomínios. 
Qual o custo a  contratação de um síndico profissional?
O valor em média varia de acordo com o tamanho do condomínio, número de unidades, quantidade de funcionários, se são orgânicos ou terceirizados e inúmeros outros fatores. O Clube Síndico Profissional realiza pesquisas gratuitas sobre valor de remuneração do sindico profissional . Os conselheiros ou moradores/sindico moradores podem pedir esta pesquisa no Portal do Coletivo gratuitamente. 
O mais importante é sempre lembrar que é necessário sim participar e exigir do síndico o repasse de informações de como esta a gestão do condomínio. Os Síndicos Profissionais de Referência costumam atuar com metas bem definidas. Desta forma, todos podem observar o andamento das atividades e/ou discutir e avaliar os desafios.

Imagem da campanha pela contratação de síndico Clube Síndico Profissional. Utilize na rede social e use a hastag #contratesindicoprofissional2019

O Síndico Profissional é uma tendência em amplo crescimento no país. Como qualquer inovação, passa por inúmeros desafios, porém, é um processo sem volta e completamente benéfico para os condomínios. Uma administração de condomínios qualificada e pautada em relatórios e análises de resultados dará tranquilidade para os moradores para uma gestão eficiente de seu patrimônio.



texto: Eli Antonelli, jornalista, headhunter e presidente do Clube Síndico Profisisonal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO: 
Pergunta: Na sua opinião quando é necessário contratar um síndico profissional?
(ESCREVA ABAIXO. Não esqueça de colocar NOME E CIDADE.)

Postar um comentário

0 Comentários

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com