Eu e você vamos visitar a cidade de Campina Grande na Paraíba. Vamos descobrir o mercado condominial e a oportunidade de trabalho para síndicos profissionais na região. Quando? Agora! 


A Síndica Profissional Renata Santos irá nos acompanhar. Vamos lá?
Seja bem vindo a nova série do Jornal Síndico Profissional "Por Cidades: Um olhar sobre o mercado condominial em Campina Grande, a segunda cidade mais populosa da Paraíba.

A Síndica está no Programa de Treinamento de Síndicos Profissionais da Brbrasis e aceitou nosso convite para falar um pouco de sua região. Campina Grande fica localizado na Paraíba. Tem população de 410.332 mil habitantes (IBGE). Segundo dados da Revista Você S/A a cidade aparece no ranking das 100 melhores cidades para desenvolver carreira. E será também, certamente um importante espaço para o síndico profissional.

foto:Divulgação

"Campina Grande tem em média segundo o CREA – PB/CG  680 condomínios, sem contar os irregulares e os novos lançamento na cidade" contou a síndica Renata. 

Apaixone-se com as fotos que foram escolhidas pela nossa síndica convidada.

Jornalista Eli Antonelli - Jornal Síndico Profissional - Como você avalia o mercado condominial em Campina Grande?
Síndica Profissional de Campina Grande Angêla Renata Santos da Silva -  Na minha avaliação trata-se de um mercado em plena expansão. Com grandes oportunidades, pois verifica-se um razoável número de lançamentos de novos empreendimentos. A exemplo do Campina Residence Club, contendo quase mil unidades habitacionais e executado em duas etapas.
foto: Divulgação

Jornalista Eli Antonelli - Jornal Síndico Profissional Sua experiência como corretora de imóveis soma na sua atividade como sindica profissional?
Síndica Profissional de Campina Grande Angêla Renata Santos da Silva- Com absoluta certeza.  Em primeira analise o fato de ser Corretora de imóveis permitiu ter conhecimento do mercado imobiliário, ou seja, muitos condomínios, empresas construtoras, tratar com vários síndicos de assuntos ligados a convenção e regimentos internos, ler sobre memoriais descritivos dos empreendimentos, como forma de melhor atender os prováveis clientes. O que me fez despertar o interesse na profissão de sindico profissional, pois entendo que posso buscar soluções para questões que verifiquei no trato com os mesmos.

Jornalista Eli Antonelli - Jornal Síndico Profissional Quais são as características do mercado condominial de Campina Grande?
Síndica Profissional de Campina Grande Angêla Renata Santos da Silva Caracteriza-se por um grande e variado tipos de condomínios, que vão de pequeno porte, com até três imóveis, a condomínios com mais de oitocentas unidades habitacionais, estess que trazem grande problemas, porém em sua maioria os condomínios de médio porte são predominantes e seus maiores problemas e exatamente a sua administração.


Ponto turistíco : Obra homenagem aos tropeiros Foto: Gustavo Xavier / G1)/Divulgação

Jornalista Eli Antonelli - Jornal Síndico Profissional Como você avalia o crescimento da atividade do sindico profissional na cidade?
Síndica Profissional de Campina Grande Angêla Renata Santos da Silva Por se tratar de uma nova profissão, mesmo sem estar regulamentada e sofrer preconceito por parte dos moradores de alguns condomínios de nossa cidade, ainda assim vejo grande oportunidade de crescimento pois onde houver uma crise, sempre se abre uma oportunidade.

 Jornalista Eli Antonelli - Jornal Síndico Profissional Você como corretora tem um acesso melhor com as construtoras. Em sua opinião quais são as exigências para a identificação do sindico ideal para entregar empreendimento?
Síndica Profissional de Campina Grande Angêla Renata Santos da Silva Como Corretora atuante não tenho dúvida que facilita e muito o meu acesso as construtoras e aos condomínios de nossa Cidade, já o perfil do Sindico ideal na minha perspectiva ele deve exercer a atividade com a preparação e capacidade para ser um bom gestor e facilidade para lidar com finanças, saber lidar com novas tecnologias e saber se comunicar é essencial, para manter o bom relacionamento com os moradores.

Jornalista Eli Antonelli - Jornal Síndico Profissional Qual sua dica para os síndicos que vão assumir condomínios novos? De pessoas que nunca moraram em condomínios?
Síndica Profissional de Campina Grande Angêla Renata Santos da Silva Acredito que o primeiro passo e promover palestras sobre o que e um condomínio, falar sobre os desafios e vantagens de conviver respeitando os limites de pessoas muito próximas, promover debates sobre regimento interno, convenção e estimular a participação da maioria dos moradores, deixando claro com exemplos que a paz em um condomínio depende único e exclusivamente de uma decisão coletiva.


Jornalista Eli Antonelli - Jornal Síndico Profissional Como corretora você deve ouvir muitas perguntas dos novos moradores, quais são as principais dúvidas de quem nunca morou em condomínio?
Síndica Profissional de Campina Grande Angêla Renata Santos da Silva
- Como se calcula o valor do condômino?
- Qual o limite de uso coletivo e privado?
- Horário de uso dos equipamentos?
- O que trata o Regulamento Interno e a Convenção de Condomínio.
  
Jornalista Eli Antonelli - Jornal Síndico Profissional Como seria sua atuação com um projeto de educação condominial para ajudar as pessoas e entender o que é morar em condomínio?

Síndica Profissional de Campina Grande Angêla Renata Santos da Silva
- Vou procurar pesquisar e desenvolver uma cartilha com as repostas as dúvidas frequentes dos condôminos, desenvolver palestras periódicas sobre o assunto, buscando promover minha relevância e a relevância da minha nova profissão, criar uma site pessoal me colocando à disposição e apresentando meus serviços e diferenciais, sempre com o intuído de educar as pessoas a conviver em condomínio.

fotos: divulgação

COMENTE ESTA MATÉRIA: Deixe sua pergunta para a síndica Renata. 


1 Comentários

Muito obrigado por seu comentário. Não esqueça de deixar seu NOME e CIDADE no seu comentário.

  1. O sindico deve ter autonomia plena em sua gestão e não será visto com bons olhos se for indicado por uma administradora.Como não é uma profissão regulamentada os condomínios podem ter sérios problemas em entregar as chaves para um profissional despreparado e desqualificado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário. Não esqueça de deixar seu NOME e CIDADE no seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com