Em 2016 tivemos o prazer de receber o Síndico Profissional Jean Inácio em nosso ciclo de treinamento Certificação Premium/Brbrasis. Hoje ele e o nosso convidado especial para a entrevista da semana da séria SÍNDICOS DE MEGA CONDOMÍNIOS. São 11 torres no condomínio que ele relata sua experiência em São Paulo. Boa leitura! 


Uma das funções mais importantes do síndico nos condomínios, além de cuidar de uma gestão eficiente, contas organizadas, transparência  é sem dúvida cuidar das pessoas. Pensando nisso, o  Jornal Síndico Profissional em sua série “Síndicos de Condomínios Gigantes” traz o síndico Jean Inácio da TOP SÍNDICÂNCIA CONDOMINIAL, para falar do desafio e das estratégias para os crianças do MEGA CONDOMÍNIO  em que é sindico profissional em São Paulo. Jean é síndico profissional há 4 anos e está à frente de 8 condomínios. Agradecemos por compartilhar com nossos leitores o seu case. 

O Jornal Síndico Profissional está realizando uma série de ações para os síndicos de MEGA CONDOMÍNIOS (eventos, palestras, debates online, reportagens, vídeo, etc). Você pode participar de tudo por aqui. Seja bem vindo. Vamos mergulhar juntos na GESTÃO DOS MEGA CONDOMÍNIOS!!

Jornalista Eli Antonelli Jornal Síndico Profissional: Quais os maiores problemas no seu condomínio MEGA?
Síndico Profissional Jean Inácio Como sempre são as pessoas!!! Nesse condomínio especificamente, os condôminos acostumaram a ter muitas atitudes que infringiam regimento e código Civil. Tivemos que fazer ações para melhorar esta questão.

Jornalista Eli Antonelli Jornal Síndico Profissional: O que você já fez de impacto na sua gestão condominial neste empreendimento?
Síndico Profissional Jean Inácio Reformei o playground. Aproveitei um espaço vazio para fazer uma brinquedoteca. Utilizei caixas d'água inferiores que estavam sem utilização para armazenar água para lavar os blocos e área comum.

Jornalista Eli Antonelli Jornal Síndico Profissional: Você sempre atuou com MEGA CONDOMÍNIO ou este é o primeiro? Como foi a decisão de concorrer ao MEGA?
Síndico Profissional Jean Esse é meu primeiro de muitos condomínios grandes que terei, pois eu entendo que condomínio grande possibilita fazer um trabalho de referência para o sindico devido a demanda de trabalho e o dinamismo na tomada de decisões junto ao conselho. É importante também as reuniões mensais que faço com os condôminos para que entendam tudo que acontece, pois por ser um condomínio grande as informações podem chegar truncadas ou como se fosse por um telefone sem fio aos condôminos.

Jornalista Eli Antonelli Jornal Síndico Profissional:  Qual perfil de sindico de MEGA CONDOMÍNIO em sua opinião?
Síndico Profissional Jean Inácio Na minha opinião, tanto em pequenos, quanto em mega condomínios, o síndico tem que atender e estar presente. Criar um canal de comunicação com os moradores e principalmente fazer reuniões mensais. Na minha empresa só contrato ex-zeladores, ex-gerentes prediais, justamente pelo contato com os moradores ser diferente. Ter entendimento, conhecimento prático e administrativo deixa a gestão mais tranquila

Jornalista Eli Antonelli JORNAL SÍNDICO PROFISSIONAL -  Quais foram os principais problemas que você identificou no mega condomínio?
Síndico Profissional Jean Inácio Esse condomínio se chama  tem 220 unidades divididos em 11 prédios com uma área comum arborizada extensa.
Havia muito mato pois não havia um planejamento para o jardim. A empresa que presta serviço terceirizado ao condomínio deu uma "cortesia" ao condomínio fazendo a jardinagem uma vez por mês que não funciona. Então levei para a assembleia a aprovação para um jardineiro 2 vezes por semana para complementar a "cortesia". Para não assustar os moradores com um aumento de condomínio pois essa contratação não estava na previsão, fiz a proposta de um teste de 3 meses sem aumento e  após chamaria uma assembleia para entender se estavam satisfeitos e aí sim dividir o valor entre todos...Assim que se faz: primeiro mostra que dá certo é depois levar para aprovação definitiva.. Uma estratégia que funciona pois mostrando que dá certo fica mais fácil perpetuar.

Jornalista Eli Antonelli JORNAL SÍNDICO PROFISSIONAL - Como foi a ação da brincadoteca. Relate. Como foi o resultado?
 Síndico Profissional Jean Inácio A brinquedoteca foi ideia minha que ao anunciar que aproveitaria um quartinho que era utilizado por prestadores de serviços direcionando para as crianças tive aprovação imediata....a reforma foi feita utilizando os próprios funcionários do condomínio. Nós reformamos o telhado, banheiro, pintei uma lousa na parede para que pudessem desenhar e escrever, comprei prateleira, piscina de bolinhas e pedi aos próprios moradores que doassem livros e brinquedos que não utilizavam mais.O resultado final foi ótimo. Na inauguração pedi a alguns parceiros brinquedos como pula pula, escorregador inflável, algodão doce,pipoca e o condomínio com ajuda de uma conselheira serviu cachorro-quente e refrigerante...foi sensacional.

Jornalista Eli Antonelli JORNAL SÍNDICO PROFISSIONAL - Você faz autogestão ou atua com uma administradora?
Síndico Profissional Jean Inácio Sempre atuei com administradoras, nunca com autogestão.

* O Jornal Sindico Profissional está considerando a delimitação de 300 a 2000 unidades ou mais. Abrindo exceção para condomínios com diversas torres que também colocamos nesta amostra

Deixe sua pergunta e/ou comentário para o síndico Jean Inácio. Participe! 

Post a Comment

Muito obrigado por seu comentário. Não esqueça de deixar seu NOME e CIDADE no seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com