Redes Sociais: aliadas ou sabotadoras nas oportunidades no mercado de trabalho em condomínios?

As redes sociais transformaram a comunicação, facilitaram o acesso àqueles velhos amigos e familiares, deixaram muito mais rápido a venda de produtos e serviços. E é extremamente divertido postar e acompanhar atualizações dos amigos.  A lista de vantagens de ter diversas contas nas redes sociais é imensa.  Seja no twitter, facebook, instagram, youtube, linkedin, entre outros.
E em paralelo aos benefícios, também temos os problemas que as redes sociais trazem. Saber o perfil de uma pessoa, seu histórico,  seu comportamento, sua personalidade é muito simples, basta uma rápida olhadinha em sua conta no facebook, por exemplo.
E com isso, inúmeros bons profissionais estão sujeitos a perderem boas chances no mercado de trabalho se não ficarem atentos aos principais erros dos usuários do facebook.
Sim, erros. Afinal, se você está em busca de um trabalho, se está fazendo seu nome como profissional é preciso observar que o facebook não é meramente diversão. Ele é principalmente informação.
Não é de hoje, que especialistas de recursos humanos buscam conhecer os candidatos pela internet, também. Já no antigo “Orkut” está prática era comum, imagine agora com o fácil acesso das contas do facebook e instagram, principalmente. 
Na BRBRASIS atuamos em várias áreas no mercado de trabalho em condomínios. Temos contatos com os futuros síndicos profissionais, com os contratantes, com as administradoras, e por meio do nosso trabalho, com os próprios moradores. E com isso, é claro, dá para entender qual é o perfil do síndico profissional que este público está em busca.
Mais que isso acumulamos alguns anos na área de gestão de pessoas, estudos de marketing estratégico e pesquisas avançadas de mídias digitais. Bem, a necessidade de tocarmos neste assunto é simplesmente a observação.  Constantemente estamos pesquisando e  verificando o formato de divulgação de nossos profissionais. E o facebook/instagram se tornou um tema importante para trabalharmos.

Vamos falar primeiramente no FACEBOOK:
Neste primeiro artigo, vamos salientar de maneira mais ampla os 10 principais erros que precisamos ficar mais atentos para não transformar a nossa conta no facebook em nosso pior aliado para uma grande oportunidade num condomínio que estejamos em prospecção. Ou melhor no nosso principal sabotador! Não deixe seu facebook trabalhar contra você.
Veja abaixo os principais erros :

  • 1 –  Tomar cuidado com exposição demasiada com foco em posicionamentos políticos e religiosos.
  • 2 –  Exposição demasiada da vida pessoal (cuidado com exagero de informações da rotina diária, informações pessoais como fotos com placa de veículo, indicação do endereço da residência, nome de escolas de filhos, entre outras).
  • 3 –  Fotos / mostrando o corpo de forma sensual propositadamente  / em exagero. Muitas vezes o objetivo é que determinada foto seja direcionada ao marido, esposa, namorado, namorada, paquera, ex-namorado, etc.. Mas, que tal postar esta foto e liberar somente para a pessoa que você quer atingir e/ou para seus amigos mais próximos?  
  • 4 –Incluir e fazer parte de comunidades/grupos com conteúdo preconceituosos
  • 5 – Cuidado com postagem que falam mal da empresa que trabalha, ou empresa ou pessoas com quem trabalhou.
  • 6 – Utilizar o facebook como consultório de psicologia / expondo em demasiado sentimentos/ Expor tristezas, raivas em demasiado.
  • 7 – Comentários extremos e discussões online sobre times de futebol em exagero.
  • 8 – Erros de português / Formas de comunicação resumida.
  • 9 –  Fotos cultuando bebidas alcoólicas / ou cigarro.
  • 10 – Compartilhamento de piadas com humor que pode ser considerado preconceituoso.
E para você que quer uma avaliação de como sua conta no facebook/INSTAGRAM tem auxiliado sua imagem como profissional ou o quanto tem  atrapalhado?. Vale pedir para algum colega, algum profissional que você confie e admire dê uma olhadinha para ver qual a imagem que você vem passando na rede. Ou também, direcione para uma avaliação de nosso jornal.Basta deixar seu link para conhecermos on comentário desta coluna. 
Neste mundo digital, neste futuro, esta avaliação é tão importante, quanto às indicações profissionais que você cita em seu currículo. 

Os profissionais de recursos humanos, seus contratantes em geral, tendem a ligar para seus antigos empregadores, para as pessoas que você indica no currículo e fazem esta observação na internet sobre seu perfil, também. Não tenha a menor dúvida, eles acessam suas informações, buscam saber quem você é pelo que você deixa disponível na internet.
Fica atento. E voltaremos a conversar sobre este assunto em breve. Mande suas sugestões para novos textos com este  tema. comunicacaobrbrasis@gmail.com
ELI ANTONELLI, professora do Curso de Síndico Profissional BRBRASIS CONDOMÍNIOS, Atual Presidente do Clube Síndico Profissional, jornalista, com especialista em Marketing pela Universidade de SÃO PAULO/USP, atuamente desenvolve pesquisas em Mídias Digitais pela Universidade Positivo. 


Post a Comment

Muito obrigado por seu comentário. Não esqueça de deixar seu NOME e CIDADE no seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com