Ticker

6/recent/ticker-posts https://4.bp.blogspot.com/-k_5709Vs9oQ/XdlGRqTmrjI/AAAAAAAAIPg/lAcnWzIB-RUcoOGJVVVuk84_8KHSslrrQCK4BGAYYCw/s1600/logo%2Bjornal.jpg

Header Ads Widget

jornalsindicoprofissional@gmail.com

Parte 2: 10 Dicas de emergência para síndicos inexperientes


Sim... rolou o famoso REVEZAMENTO! Não sei nada sobre ser síndico, o que fazer?

Síndico inexperiente. Ele caiu de paraquedas para exercer a função de síndico. Completamente sem informações de sua função. E agora? Vamos ajudá-lo? O Jornal Síndico Profissional e o Clube Síndico Profissional solicitaram aos profissionais de condomínios atuantes darem dicas para o SÍNDICO INEXPERIENTE 100%. Confira as PARTE 2 das listas de dicas valiosas.

Deixe a sua dica nos comentários e não esqueça de deixar seu nome e cidade. E se você é um síndico que precisa de apoio deixe suas perguntas para este time de profissionais de alto nível que estão participando destas dicas. Participe! Integre-se.
  
Deixe a sua dica nos comentário. Participe

Dica da Wanda Hermógenes Gomes Prado: Leia as legislações condominiais e cartas Magna do condomínio

Dica Douglas Frederico Gomes Rodrigues: Contratar um profissional para direciona-lo!

Dica da Rita de Cassia Moura de Oliveira - Que faça um levantamento geral com a administradora responsável + equipe de empresas de sua confiança. Engenheiro Perito é fundamental

Dica Marcelo Barroso Vieira Alves - Conhecer os moradores

Dica Adjalma Luiz Orsi - Saber sobre a vida financeira.

Dica do Wellington Oliveira Barros: - 1. Auditoria das pastas. 2. Comparecer diariamente no condomínio, na primeira semana de gestão, justamente para conhecer a rotina dos moradores, prestadores de serviços, fornecedores, equipe de colaboradores e, principalmente os condôminos. 3. Implantação do café com sindico visando uma maior aproximação com a massa condominial.

Dica da  Angélica Thomaz -Síndico (a) tem que saber e conhecer as suas responsabilidades, através de cursos e assuntos ligados ao Código Civil, convenção, regulamento interno, administração, convivência....Traçar um plano de curto e médio prazo de melhorias dentro do condomínio. Ter sempre transparência no que é feito através de assembleia, meios de comunicação interna como avisos, informativos, aplicativos....E o mais importante, nunca deixar o condômino sem resposta. Esteja sempre a disposição. Um síndico ausente é a pior coisa que pode existir no condomínio

Luiz Zambão : Seja transparente e participativo.

Telma Falcão de Carvalho Ele deve estudar e antes de exercer a candidatura inter experiência. Esse é um processo demorado. Ninguém fica síndico do dia pra noite.


Dica de Alexandre Bassi: Primeira coisa, crie rotina de assembleia, isso mostra transparência e trabalho, participe os moradores os acertos e os erros. Abaixo um texto que reflete uma boa leitura.

A teoria das janelas quebradas também se aplica em um condomínio. Quando os moradores escolhem a neutralidade e não participam das assembleias e reuniões convocadas pelo síndico, é como se tivessem jogando pedras nas janelas.

A ausência e a falta de interesse ou a gestão para 10% decidir pela coletividade é uma gestão de risco. Para um síndico que pretende realizar um trabalho a longo prazo, essa forma de gestão é pouco inteligente, pois quanto menos informação as pessoas tiverem, mais insatisfação ocorrerá, mais pedras serão jogadas nas janelas.

É da natureza humana criticar a forma de atuação das pessoas, olhar de fora e julgar como insatisfatória a gestão de um síndico. Quanto mais janelas quebradas, mais sua gestão é comprometida. Mas não culpo apenas o morador, parte dessas pedras também sua gestão jogou por aceitar e ser conivente com essa situação.

Só existirá transparência se houver comunicação.
Com transparência, comunicação e informação, as pedras são menos jogadas nas janelas. Isso porque existe uma compreensão maior do porquê das coisas, do grau de dificuldade e volume de demanda. Do mesmo jeito que, quem não é visto não é lembrado, quem não demonstra o que está fazendo, parece não estar fazendo nada.

O que informar?
Plano de ações, melhorias, reformas, economias, novos projetos, reuniões realizadas, situação financeira.

Como atrair?
Pautas objetivas, não perder o foco do edital, proteger o voto do morador através de votação secreta, evitar que o morador se sinta constrangido, dar a palavra a todos em ordem, disponibilizar documentos com antecedência, participar do conselho e limitar o tempo de discussão antes de abrir a votação. Um café, água e um biscoito não quebra janelas.
Traga inovações e novidades, promova um ambiente tranquilo. Isso transmite segurança aos moradores. Tenha as respostas com leve conhecimento técnico. Estude se precisar.

Por fim, se você quiser seguir uma carreira de síndico profissional, a comunicação é essencial. É na assembleia que tudo se resolve. Demonstre através dos cursos realizados que busca atualizações e que você é uma ótima opção. Uma grande gestão precisa ter uma grande assembleia.

Acompanhe o debate no INSTAGRAM clique aqui e siga esta conta.


Participe: deixe seu comentário abaixo com a sua dica. Não esqueça de deixar o seu nome e cidade. Ou deixe a sua pergunta sobre gestão de condomínios. 

LEIA A PARTE 1 desta matéria 
https://www.jornalsindicoprofissional.com.br/2019/05/10-dicas-de-emergencia-para-sindicos.html

Postar um comentário

0 Comentários

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com