Ticker

6/recent/ticker-posts https://4.bp.blogspot.com/-k_5709Vs9oQ/XdlGRqTmrjI/AAAAAAAAIPg/lAcnWzIB-RUcoOGJVVVuk84_8KHSslrrQCK4BGAYYCw/s1600/logo%2Bjornal.jpg

Header Ads Widget

jornalsindicoprofissional@gmail.com

Como fazer uma gestão de síndico com planejamento de excelência?


Dicas de Planejamento Eficiente em condomínios

Não adianta chegar na assembleia de eleição de síndico e simplesmente afirmar que executa uma gestão completamente focada em organização e planejamento do condomínio. É preciso cumprir os procedimentos na prática realmente. O planejamento estratégico no condomínio é o segredo de sucesso na administração do síndico com toda certeza. Suficiente para fazer com que ele sempre seja indicado para outros condomínios e seja reconhecido por sua comunidade condominial. Gestão bem planejada e aplicada é o que todos esperam.
Síndico Profissional Adjalma Orsi da ORSI SINDICOS PROFISSIONAIS de Sorocaba

Para discutir como é feito um planejamento com qualidade, convidamos o Síndico Profissional  Adjalma Orsi,  da Dija Orsi Síndicos de Sorocaba para esta conversa. 

Adjalma estuda Gestão Pública e aplica os conhecimentos em analises dos condomínios. Ele explica que uma gestão bem planejada elimina as grandes e desagradáveis surpresas. “Seria ideal  que o síndico aplicasse o conceito  4ES Principio da Gestão Administrativa para realmente haver um planejamento eficiente”, conta.

Adjalma explica o compõem este princípio:
·        ECONOMICIDADE - minimização dos custos nós recurso utilizados na consecução das atividades, sem comprometer os padrões de qualidade

     Eficiência-  relação entre produtos gerado por atividade custos de insumos empregados em determinado período de tempo

·     Eficácia-  grau de alcance de metas programadas em um determinado período de tempo
· 
       Efetividade- relação entre os resultados alcançados e os objetivos que motivaram a atuação institucional.

·        Equidade verificar se uma uma distribuição dos serviços que condomínio presta a seus condôminos de forma justa.

Confira abaixo as dicas do Síndico Profissional para uma gestão de qualidade:

·        - Ter equilíbrio entre arrecadação principal do condomínio que seria as taxas condominiais e despesas.  Não gerando déficit orçamentário.

·        - O novo Síndico tem ter informações sobre o passivo e ativo dia funcionários, fornecedores, prestadores de serviços, qual taxa de inadimplência , valor acumulado inadimplência, manutenção que necessitam e para isso colocar tudo em uma planilha.

Para Adjalma, o maior risco quando não se faz um planejamento para o condomínio de curto, médio e longo prazo e surge situações inesperadas e começa a ter que apagar incêndio na forma figurada e não conseguindo fazer o preventivo.

Ele ressalta que no momento da elaboração do planejamento é importante ouvir moradores, conselho, fornecedores, prestadores, zelador, funcionários, pois assim consegue-se elaborar serviço e fornecedor com melhor qualidade e para obter o menor preço.

"É muito importante a utilização de sistemas de controle no condomínio. Muitas boas administradoras já tem. Caso não tenha o síndico poderão ele mesmo providenciar ou utilizar planilhas próprias de controle", destaca. 

Modelos de planilha de controle para condomínios: 

Solicite os arquivos editáveis no CLIQUE AQUI E PEÇA OS ARQUIVOS


Sobre situações insalubres dos funcionários - Planilha de análise 


Postar um comentário

0 Comentários

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com