Cotação para Condomínios

Cotação para Condomínios

Como fazer uma gestão de síndico com planejamento de excelência?


Dicas de Planejamento Eficiente em condomínios

Não adianta chegar na assembleia de eleição de síndico e simplesmente afirmar que executa uma gestão completamente focada em organização e planejamento do condomínio. É preciso cumprir os procedimentos na prática realmente. O planejamento estratégico no condomínio é o segredo de sucesso na administração do síndico com toda certeza. Suficiente para fazer com que ele sempre seja indicado para outros condomínios e seja reconhecido por sua comunidade condominial. Gestão bem planejada e aplicada é o que todos esperam.
Síndico Profissional Adjalma Orsi da ORSI SINDICOS PROFISSIONAIS de Sorocaba

Para discutir como é feito um planejamento com qualidade, convidamos o Síndico Profissional  Adjalma Orsi,  da Dija Orsi Síndicos de Sorocaba para esta conversa. 

Adjalma estuda Gestão Pública e aplica os conhecimentos em analises dos condomínios. Ele explica que uma gestão bem planejada elimina as grandes e desagradáveis surpresas. “Seria ideal  que o síndico aplicasse o conceito  4ES Principio da Gestão Administrativa para realmente haver um planejamento eficiente”, conta.

Adjalma explica o compõem este princípio:
·        ECONOMICIDADE - minimização dos custos nós recurso utilizados na consecução das atividades, sem comprometer os padrões de qualidade

     Eficiência-  relação entre produtos gerado por atividade custos de insumos empregados em determinado período de tempo

·     Eficácia-  grau de alcance de metas programadas em um determinado período de tempo
· 
       Efetividade- relação entre os resultados alcançados e os objetivos que motivaram a atuação institucional.

·        Equidade verificar se uma uma distribuição dos serviços que condomínio presta a seus condôminos de forma justa.

Confira abaixo as dicas do Síndico Profissional para uma gestão de qualidade:

·        - Ter equilíbrio entre arrecadação principal do condomínio que seria as taxas condominiais e despesas.  Não gerando déficit orçamentário.

·        - O novo Síndico tem ter informações sobre o passivo e ativo dia funcionários, fornecedores, prestadores de serviços, qual taxa de inadimplência , valor acumulado inadimplência, manutenção que necessitam e para isso colocar tudo em uma planilha.

Para Adjalma, o maior risco quando não se faz um planejamento para o condomínio de curto, médio e longo prazo e surge situações inesperadas e começa a ter que apagar incêndio na forma figurada e não conseguindo fazer o preventivo.

Ele ressalta que no momento da elaboração do planejamento é importante ouvir moradores, conselho, fornecedores, prestadores, zelador, funcionários, pois assim consegue-se elaborar serviço e fornecedor com melhor qualidade e para obter o menor preço.

"É muito importante a utilização de sistemas de controle no condomínio. Muitas boas administradoras já tem. Caso não tenha o síndico poderão ele mesmo providenciar ou utilizar planilhas próprias de controle", destaca. 

Modelos de planilha de controle para condomínios: 

Solicite os arquivos editáveis no CLIQUE AQUI E PEÇA OS ARQUIVOS


Sobre situações insalubres dos funcionários - Planilha de análise 


Postar um comentário

0 Comentários

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com