Toda seleção de síndico em condomínios é sempre padrão colocar  na apresentação que o sindico garante a TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO CONDOMINIAL. Isso é um dos principais fatores que realmente fazem com que os condôminos votem SIM no síndico que está se candidatando. Mas, afinal como realmente GARANTIR ESTA TRANSPARÊNCIA?

Convidamos a administradora de Condomínios Márcia Melo da Administradora MANA de Curitiba para começar este debate com você nosso caro leitor. Vamos lá?

Como conseguir a transparência na gestão de um condomínio?

O Síndico ao contratar uma administradora deve se atentar se a mesma é eficiente, que identifica uma forma de gerar economia nos gastos do condomínio, qualidade nos serviços prestados para manutenção e segurança do edifício com ética. 

Desconfiar de uma administradora que possua rotatividade de colaboradores e reclamações de funcionários e fornecedores, ausência constante do responsável da empresa, atrasos nos pagamentos e prestação de contas.  

Um dos maiores erros do síndico é quando não há uma transparência na gestão do condomínio, não se interessa pelos problemas do mesmo, não busca melhoria, não possui uma comunicação com eficácia.

 E como obter essa comunicação? Primeiro passo é ter um cadastro atualizado com e-mails, telefones, o número da sua unidade residencial e demais informações importantes. Fazer uma pesquisa e opiniões sobre questões de interesse comum e com isso evitar reuniões e assembleias desnecessárias, estimulando o morador a participar dos assuntos importantes para melhoria do bem comum, fazer um registro de ocorrência e comunicados são ferramentas que ajudam na melhoria da comunicação, a Maná administradora tem uma papel importante neste processo de comunicação, devido a sua experiência que engloba as maiores dificuldades do cotidiano dos condomínios, são elas com um sistema atual e moderno, disponibilidade em seu atendimento, e um canal eficiente e ágil de comunicação.


A importância de uma gestão transparente nos condomínios.
O síndico é uma figura importante para o condomínio, pois ele é o responsável legal conforme o artigo nº 1.348, II do novo código civil, eleito por assembleia para representar os moradores na tomada de decisões dos interesses comuns.

Gerenciar um condomínio não é uma tarefa fácil, pois exige conhecimento especifico sendo de grande responsabilidade. Logo, o síndico necessita contar com assessoria de uma administradora que possua uma gestão ética, permitindo aos moradores obter um maior conforto e segurança no seu dia a dia e oferecendo serviços transparentes, com agilidade nos trabalhos e clareza nas informações.

A boa prestação de contas do síndico é fundamental para mostrar transparência na administração de condomínios. Há dinheiro de várias pessoas envolvidas, sendo necessário que os condôminos tenham garantia de que os recursos estão sendo bem empregados.

O artigo 1.348 do Código Civil torna obrigatória a prestação de contas anual. Porém o bom gestor deve deixar os moradores seguros de que nada de errado está acontecendo com o caixa do condomínio. Quando as informações são de difícil acesso, a desconfiança começa a minar as relações entre moradores e síndico.

A transparência na administração garante a integridade do gestor e fortalece a tranquilidade dos condôminos com relação à gestão.

A clareza com que se trata a gestão de condomínios trará tranquilidade a todos, inclusive ao síndico. Quando há confiança de que o bem coletivo está sendo cuidado com responsabilidade, a convivência melhora e as relações são preservadas.

Segue abaixo 5 dicas para uma gestão transparente e eficaz:
1 - Comunicação eficiente entre o síndico e moradores.
2 - Entregar as prestações de contas com auditoria preventiva mensal.
3 - Disponibilidade de síndico e administradora.
4 - Cotação de 5 orçamentos, desta forma o síndico(a) consegue comprovar a melhor escolha do fornecedores.
5 - Utilizar um sistema moderno e atual para uma gestão eficaz.

Se você quer implantar alguma dessas ações, mas não sabe como fazer, entre em contato com Maná administradora de Condomínios que teve a iniciativa e o pioneirismo de oferecer ao seu condomínio a segurança de uma auditoria independente externa, visando garantir sempre a transparência, com a certeza de que algumas de nossas soluções são exatamente o que seu condomínio necessita.

Artigo da Sócia Proprietária Márcia Melo, formada em Administração de Empresas em 2012, curso de síndico profissional e gerente condominial.

Maná Administradora de Condomínios

Estamos há 10 anos no ramo condominial e há dois anos decidimos abrir uma administradora de condomínios, com uma proposta diferente, soluções inovadoras, atendimento personalizado e a principal que é a transparência, somos a única administradora de Curitiba com auditoria independente externa em nossas prestações de contas. Pois acreditamos que com ética e dedicação em nossos propósitos de uma melhoria contínua na qualidade da prestação de nossos serviços, gerando conforto e satisfação aos condôminos. O segredo de nosso negócio é a dedicação e disponibilidade de todos nas atividades da empresa.


Deixe seu comentário abaixo das três matérias de destaque. Sua opinião é importante. 

Post a Comment

Muito obrigado por seu comentário. Não esqueça de deixar seu NOME e CIDADE no seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com