Ticker

6/recent/ticker-posts https://4.bp.blogspot.com/-k_5709Vs9oQ/XdlGRqTmrjI/AAAAAAAAIPg/lAcnWzIB-RUcoOGJVVVuk84_8KHSslrrQCK4BGAYYCw/s1600/logo%2Bjornal.jpg

Header Ads Widget

jornalsindicoprofissional@gmail.com

Entrevista exclusiva com Roberto Piernikarz: uma das maiores referências em gestão condominial do Brasil





O Jornal da Record do último dia 7 de dezembro apresentou uma análise bem otimista do mercado da construção civil que está sendo impulsionado pelo setor imobiliário. A reportagem especial apresentou dados importantes, como um exemplo, o crescimento na da cidade de Goiânia, que até setembro deste ano, movimentou 2 bilhões com 4mil lançamentos de condomínios. A reportagem destacou que esta retomada do mercado imobiliário se repete em outras regiões.

Diante do cenário de grandes possibilidades de entrega de imóvel, nós do mundo condominial, já visualizamos as oportunidades de trabalho de síndicos profissionais para entrega de empreendimentos em todo Brasil para 2020. Pensando nisso o Jornal Síndico Profissional, em conjunto com a Revista do Síndico Profissional,  convidou um especialista em assembleias de entrega de empreendimento para uma primeira conversa.

Lembrando o objetivo é que você tenha acesso a estas PEDRAS PRECIOSAS do nosso mercado de trabalho. Que você possa fazer suas perguntas e trocar experiências com nossos convidados. Seja bem vindo a série “ PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS EM ENTREGA DE EMPREENDIMENTOS - Assembleias em Condomínios. 

Convidado especial  Administrador Roberto Piernikarz

3 mil assembleias! Esta é a marca de um dos principais especialistas do Brasil em Gestão de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ. O administrador é o nosso convidado especial para o debate sobre ASSEMBLEIAS EM CONDOMÍNIOS E ASSEMBLEIAS DE ENTREGA DE EMPREENDIMENTO que é mais uma de suas especialidades.



Trecho da entrevista / Conheça o Sr. Roberto Piernikarz


Situações inusitadas em assembleias

Pergunta 1: Jornalista Eli Antonelli Jornal Síndico Profissional : É possível dominar 100% das situações que ocorrem em assembleias de condomínios ou você ainda se surpreende com situações inusitadas?
Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  -Resposta: Com objetividade, diplomacia e cumprindo rigorosamente o proposto no edital de convocação é possível dominar sim quase 100% das situações que ocorrem, mas não dá para descartar a possibilidade de haverem algumas surpresas, a criatividade das pessoas me encanta cada dia mais. O mais importante é estar sempre preparado para qualquer tipo de situação e esse preparo se dá quando nos aprofundamos em conhecer o perfil de cada Condomínio. 

Principais problemas em assembleia

Pergunta 2 – Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional: Qual foi a situação mais inusitada que ocorreu em uma assembleia e como foi resolvido?
Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  Foi um condômino que tentou assediar sexualmente de crianças na brinquedoteca num condomínio no jardins. Devido a essa situação o síndico convocou assembleia extraordinária em um prazo menor de 24 horas para discutir a expulsão do morador. Durante a realização da referida assembleia, o morador adentrou no local da reunião e mesmo diante de imagens gravadas tentou provar sua inocência causando enorme tumulto e até agressões físicas por parte dos pais das crianças. Para solucionar essa situação inédita chamei a polícia para que os ânimos fossem acalmados, convocamos os pais do morador de imediato para que retirassem seu filho do condomínio por questão de segurança, sendo aceita nossa sugestão o pai do morador vendeu a sua unidade.

Como não perder o controle numa assembleia

Pergunta 3 – Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional: Onde você acha que é o ponto que as pessoas perdem o controle de uma assembleia? 
Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ Primeiramente, segundo os estudos científicos, uma boa reunião precisa ser conduzida de forma objetiva e com pautas reduzidas. Por muitas vezes a desorganização para convocar uma assembleia sem um estudo profundo da situação em que se encontra o condomínio, é um dos maiores causadores de tumultos e badernas e a perda da direção. 

A liderança em assembleia de condomínios

Pergunta 4 – Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional: Como não perder a liderança e condução?

Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  Para que uma assembleia seja conduzida de forma correta e organizada é de extrema importância o estudo completo do assunto em pauta com a devida transparência para que os presentes em assembleia entendam perfeitamente a necessidade da deliberação do assunto. Também se preparar com material didático

Situações complexas em assembleia de condomínios

Pergunta 5 – Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional: Cite as situações mais complexas que você já vivenciou em assembleia e como resolveu:
Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  Os assuntos que geram maior discussão são aumento de cotas, sorteio de vagas, eleição do corpo diretivo e realização de obras.

Pergunta 6 – Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional: É opinião geral que as pessoas não participam das assembleias. Como você avalia esta situação? E como fazer com que os condôminos compareçam?

Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  Realmente segundo estudo dos órgãos competentes no assunto, a participação em assembleia não ultrapassa 20% da população condominial. A falta de presença nas assembleias se torna ainda maior quando há falta de transparência, morosidade e reuniões desgastantes. Entendo que uma boa comunicação chamando a participarem das decisões em assembleias, assembleias bem conduzidas, objetivas e sem tumulto fazem com que a população se sinta confortável em participar das futuras assembleias. 

Pergunta 7 – Jornalista Eli Antonelli / Jornal Síndico Profissional:  O síndico não é o presidente da assembleia, mas tem seu papel super importante neste momento. O que se espera de um síndico na hora da assembleia? Qual a postura dele que não pode errar?

Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  O síndico é peça fundamental para o sucesso de uma assembleia, mesmo não sendo ele o presidente é importante a sua participação para demonstrar aos moradores as necessidades que o condomínio apresenta. Um síndico jamais poderá ficar omisso às decisões e ter total conhecimento de causa.

Pergunta 8 – Jornalista Eli Antonelli / Jornal Síndico Profissional:Jornal Síndico Profissional: Assembleias de entrega de empreendimento. É preciso ter um perfil específico para ser o síndico de entrega?

Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  Sim, o síndico implantador precisa ter plenos conhecimentos técnicos no que refere à manutenção geral  e até noções de construção, para saber identificar possíveis falhas de construção, precisa dedicar-se mais avidamente ao condomínio disponibilizando do máximo de tempo possível, estar presente, ter experiência de outras implantações e ser bastante receptivo e mediador com os condôminos que estarão em fase de adaptação tanto com a edificação quanto com os seus vizinhos. 

Pergunta 9 – Jornalista Eli Antonelli / Jornal Síndico Profissional:  Muitos cursos de síndicos profissionais orientam os síndicos a levarem "curriculum" em construtora. Comente sobre este procedimento de "captação de condomínio orientado por cursinhos"

Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  As incorporadoras sempre buscam no mercado os melhores e mais capacitados profissionais, se você é deste que se sente preparado e com conhecimentos plenos entendo ser uma boa oportunidade para uma entrevista e ser aprovado uma contratação

Pergunta 10 – Jornalista Eli Antonelli – Jornal Síndico Profissional Quais os conhecimentos básicos necessários para um síndico que vai conduzir a entrega de um prédio?
O mesmo mencionado na resposta anterior. Muito conhecimento técnico e experiência de entregas anteriores.


Pergunta 11 – Jornalista Eli Antonelli / 
Jornal Síndico Profissional Jornal Síndico Profissional Quais os maiores erros que podem ocorrer em sua opinião numa entrega mal feita?
Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  Problemas construtivos não identificados na entrega nas áreas comuns, erros na previsão orçamentária, falta de planejamento e conhecimento para que os assuntos sejam implementados de acordo com a necessidade do condomínio.

Pergunta 12 – Jornalista Eli Antonelli / Jornal Síndico Profissional:  O que é uma entrega mal feita?
Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ - Uma entrega na qual não se observa nos tópicos indicados na resposta acima.

Dicas para síndico de entrega de empreendimento

Pergunta 13 – Jornalista Eli Antonelli /Jornal Síndico Profissional: Quais as dicas que você daria para os síndicos no pós entrega? Como não errar nas primeiras semanas do condomínio?
Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  As mesmas mencionadas nas respostas anteriores, dedicar tempo ao condomínio e condôminos. A forma de minimizar os erros é seguindo os protocolos já mencionados, buscar sempre conhecimento, transparência, ser um bom mediador e acompanhar a vida do condomínio.

Destituição de síndico em condomínio

Pergunta 14 Jornalista Eli Antonelli / Jornal Síndico Profissional:  Quando ocorre uma destituição de síndico em entrega? Quais os principais motivos?
Quando negligencia suas atividades e obrigações, quando se aliena nos processos e problemas do condomínio 

Pergunta 15 Jornalista Eli Antonelli / Jornal Síndico Profissional: A assembleia de entrega é um dos trabalhos que você mais gosta de fazer em gestão condominial? 


Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  Sim, é bastante confortante receber as pessoas de braços abertos e cheias de esperança para seu novo lar, é bastante interessante que muitas vezes recebemos casais vemos, uma família ser formada.

Responsabilidade do síndico de entrega de empreendimentos

Pergunta 16 – Jornalista Eli Antonelli/Jornal Síndico Profissional  - A entrega do condomínio é a realização do sonho das pessoas(sejam investidores, sejam o comprador do primeiro imóvel...) como você avalia a importância do trabalho de quem se coloca à frente da administração deste momento do condomínio?


Especialista em Administração de Condomínios: ROBERTO PIERNIKARZ  A importância se dá devido a magnitude de cuidarmos do lar de centenas de famílias  e por isso é extremamente necessário que os colaboradores das administradores trabalhem com muito profissionalismo aliado a empatia, para lidar com pessoas é necessário que se haja uma sensibilidade especial e por que não dizer até um certo carinho com os condôminos para melhor servi-los. Saber auxiliar ao máximo o síndico principalmente quando há casos de falhas na construção. 


Deixe sua pergunta abaixo para o Especialista ou envie por e-mail jornalsindicoprofissional@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com