Ticker

6/recent/ticker-posts https://4.bp.blogspot.com/-k_5709Vs9oQ/XdlGRqTmrjI/AAAAAAAAIPg/lAcnWzIB-RUcoOGJVVVuk84_8KHSslrrQCK4BGAYYCw/s1600/logo%2Bjornal.jpg

Header Ads Widget

jornalsindicoprofissional@gmail.com

Síndico Profissional Adjalma Orsi dá dicas de gestão de condomínio em tempos de pandemia.


 DICA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS NA PANDEMIA.
Convidado: Adjalma Luiz Orsi Gomes Ferreira

Apresentação: Graduado em Gestão Publica, Pós Graduado Planejamento e Orçamento Publico, Curso de Sindico Profissional pela Escola BRBRASIS e o CONDOMÍNIO.

GESTÃO CONDOMINIAL

A dica que quero deixar aos síndicos neste momento de pandemia é focar NA Gestão condominial, que enfoca o Planejamento e questões orçamentárias do condomínio; hoje no Brasil a matéria de planejamento de deixado de lado e vamos apenas apagando incêndio como usado no Ditado Popular e acaba consumindo muito mais recursos que ora poderiam ser utilizados para outras finalidades.

Na formação academia aprendemos os Pilares do Planejamento Estratégicos seriam os itens a seguir:

1-   Análise do ambiente externo, nesse momento de Pandemia tem que fazer uma análise muito técnica como estão agindo. É um momento de cautela, tranqüilidade e serenidade, jamais fazer no desespero;

2-   Análise do ambiente interno, como muitos sabem a maioria dos Governos Estaduais e Municipais, elaboraram decretos com a finalidade de manter a população na quarentena que orientação internacional. Aqueles condomínios que tem funcionários próprios chamados de orgânicos tiveram que, reavaliar no seu quadro funcional. 

   Pois muitos que tem funcionários no quadro de risco tiveram deixar na sua residência e com salários normais e com isso vem quando o Sindico tem que ter uma visão de Gestão Condominial alterar escala e chamando o Sindicato para negociar uma flexibilidade, para que assim não onere o Condômino e podendo gerar demissões a exemplo onde se tinha uma escala 5x2, passa-se fazer 12x36;

3-   Aonde queremos chegar e como vamos chegar os condomínios também tiveram que fechar as áreas comuns e como citadas no exemplo anterior funcionários nas suas casas com salário normal, tem usar a criatividade e rever os gastos obras que podem ser postergadas devem fazer isso e realizando apenas as de extremas urgências e dessa forma conseguindo chegar ao fim da Pandemia com fluxo de caixa;

4-   Ajuste de rota: Esse ajuste de rota e um pilar muito importante, pois; se não tiver essa visão na Gestão Condominial como já citado anteriormente, como a exemplo na postergação de algumas manutenções mais sem colocar em risco a edificação do condomínio.

  Alguns gastos vão surgir durante essa crise e que devido à situação não sendo   permitido convocar assembléia, que em consenso com o Conselho Fiscal,   Deliberativo e com a Administradora, assim que retornar a normalidade fazê-la   o mais rápido possível.

Acredito que com essas medidas conseguiremos atravessar essa crise que além na área da Saúde também haverá transtornos financeiros, que com uma Gestão Condominial, agindo de forma técnica e jamais no desespero, e fazer comunicações aos condôminos, para que auxiliam em sugestões; jamais transferir a responsabilidade que foi depositada para o Sindico, pedindo para o morador realizar logicamente que todos devem nesse momento devem pensar no bem comum do condomínio e assim que passar essa Pandemia, que volte a vida normal.

Para isso deve realizar de forma responsável, se não corre o risco de um colapso financeiro a exemplo utilizar totalmente o Fundo de Reserva e outros recursos Financeiros.

Após passar a Pandemia e sendo liberada da quarentena, deve com urgência convocar uma Assembléia para regulamentar tudo que ocorreu durante a Pandemia e que não seja responsabilizado pelas atitudes e alguns atos tomados durante a crise.

Adjalma Luiz Orsi Gomes Ferreira
Sindico Profissional.

Postar um comentário

0 Comentários

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com