Sindico Profissional

6/recent/ticker-posts https://4.bp.blogspot.com/-k_5709Vs9oQ/XdlGRqTmrjI/AAAAAAAAIPg/lAcnWzIB-RUcoOGJVVVuk84_8KHSslrrQCK4BGAYYCw/s1600/logo%2Bjornal.jpg

Evento Dia do Síndico

Obras em Condomínio X Isolamento Social na prática

Engenheiro Marcio Santos em encontro de síndicos do Jornal Sindico Profissional
Hoje abrimos oficialmente o debate OBRAS EM CONDOMÍNIOS NA PANDEMIA - Jornal Síndico Profissional.

 Estamos recebendo as perguntas de nossos leitores. 

Convidamos o Engenheiro Marcio Santos para fazer uma breve analise de abertura da situação das obras em condomínios na pandemia. 

Convido você para deixar sua pergunta abaixo do artigo. 

As obras em condomínios devem sempre seguir as normas vigentes, em especial a NBR 16.280 - Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas -Requisitos, também obedecendo o código civil e as diretrizes internas de cada condomínio.

Porém o momento de discussão é sobre a pandemia do COVID-19 e o seu impacto na execução de obras em condomínios. Desde o dia 23/03/2020 o estado de São Paulo está em isolamento social, a medida foi considerada para conter o contágio da doença e renovada hoje 17/04/2020 para se estender até o dia 10/05/2020.

Diante da atual situação, entre muitos síndicos e condôminos, surge-se  a dúvida se deve proceder com as obras em condomínios ou não?

Na cidade de São Paulo segundo o decreto Nº 59.349, DE 14 DE ABRIL DE 2020 – item 5, coloca as atividades de construção civil como liberadas para as atividades, desde que observadas as orientações e determinações de controle epidemiológico e sanitárias no contexto da covid-19. 

Em razão do momento de isolamento social domiciliar das famílias, o síndico deve adotar as medidas necessárias para minimizar a circulação de pessoas no condomínio, reduzindo os horários de trabalhos e adotar medidas que diminuam os ruídos. O síndico precisará informar, de forma coletiva, sobre a necessidade de intervenções de obras, pedindo a colaboração de todos, de modo a evitar o 
agravamento do estresse das famílias neste período.

Quanto aos condôminos, neste momento é hora de manter o bom senso e as práticas da boa vizinhança, observando que grande parte das pessoas que estão em isolamento social estão executando suas atividades laborais em casa.

As obras executadas em condomínios são divididas basicamente em dois tipos: obras nas unidades privativas e obras em áreas comuns; e em outra categoria as obras feitas em prédios vizinhos, mas devido à proximidade que podem afetar o condômino direta ou indiretamente., então seguem algumas dicas:

Se possível, adiar obras que ocasionem ruídos como troca de pisos, remoção de paredes;

Dar aos profissionais os aparatos de segurança necessários, conforme prescrição conforme orientações dos órgãos de saúde;

Dar prioridade às obras emergenciais como: reparos estruturais, vazamentos, queda de energia, conserto de equipamentos essenciais.

Lembrando sempre que o ato do síndico em fiscalizar as obras prevê averiguar as seguintes situações:

Segurança: vedando atos que possam comprometer a integridade do uso da edificação e estabilidade do prédio, mantendo a segurança da edificação e dos seus usuários; 

Sossego: que é o direito à razoável tranquilidade dos condôminos;

Salubridade: preservando a saúde física e mental das pessoas.

Marcio Santos é engenheiro responsável pela MACRE ENGENHARIA. A empresa é especializada em LAUDOS TÉCNICOS DE ENGEENHARIA. A empresa tem setor específico de ENGENHARIA CONDOMINIAL a  qual subsidia síndicos e administradoras a obter informações técnicas sobre seu condomínio, ajudando em planos de reformas, contratação de empresas para manutenção e acompanhamento técnico em obras. 

Para agendar uma conversa com o especialista acesse www.macreengenharia.com.br/ Cadastre o contato: (11) 99244-1141

Curriculum Técnico engenheiro Marcio Santos
Perito Eng. Civil Márcio Santos, 27 anos, sócio da Macre Engenharia e Consultoria. Nosso principal objetivo é auxiliar nossos clientes a obterem soluções técnicas na engenharia, nosso principal ramo de atuação é a engenharia condominial, onde atuamos na elaboração de consultoria e laudos técnicos, diagnosticando falhas construtivas, manifestações patológicas, acompanhamento de obras, proporcionando aos síndicos, administradoras e condôminos segurança técnica e jurídica em seus condomínios no âmbito da engenharia.

Postar um comentário

0 Comentários

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com