Síndico Profissional Kesley Marques atua em BH

DICAS DE GESTÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA. O jornal síndico profissional inicia a SÉRIE "DIÁRIO DO SÍNDICO NA PANDEMIA". O 1º convidado é o síndico profissional Kesley Marques que atua em BELO HORIZONTE. Ele é associado ao CLUBE SINDICO PROFISSIONAL - COLETIVO NACIONAL DE SÍNDICOS DO BRASIL. Abaixo dá suas dicas para nossos leitores. Deixe sua pergunta ou comentário para nosso síndico convidado. #integre-se



"Como forma de apoiar os Síndicos ou empresas de Gestão de Condomínios,  em razão da instabilidade econômica causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).


Com o avanço do coronavírus no país, os pequenos negócios têm sofrido com a redução na produção, no número de clientes e também com o faturamento menor.


O Gestor de condomínio tem que fazer uma previsão das despesas para um período de dois ou três meses. Se possível, identificando os valores de acordo com o tipo de despesas; evitar fazer alguma despesa que não seja extremamente necessária para a continuidade dos negócios; negociar as despesas com maior impacto no negócio, bem como negociar também as despesas bancárias, buscando um prazo maior para o pagamento dos seus compromissos.


Não está sendo fácil gerenciar uma empresa neste momento, muito menos um Condomínio. A cada dia que passa, o perigo do coronavírus se torna maior, e isso ameaça a sobrevivência do seu negócio. Ninguém sabe o que vai acontecer, mas é certo que você não pode parar. E, em função das dificuldades que vão surgir, as pessoas vão precisar, como nunca, contar com a sua força. Esta é uma situação que jamais experimentamos, por isso estamos colhendo exemplos do que empresários de todo o Brasil e do mundo têm feito para se fortalecer. Veja como podemos ajudar você a conduzir o seu negócio, aproveitando as oportunidades para encarar o desafio de se reinventar.


Em meio a esse panorama, qual deve ser o posicionamento do Sindico dentro das organizações?  Dentre elas, o executivo incentiva o compartilhamento de informações com o disparo de e-mails que atualizem os colaboradores sobre o status atual da pandemia. Desse modo, além de evitar a desinformação, a prática pode ajudar na tomada de decisões mais assertivas e no controle do pânico e da ansiedade.


Além disso a orientação e estímulo a práticas de higiene. A sugestão é que informativos com dicas de prevenção sejam espalhados pela empresa, de forma que todos os colaboradores tenham acesso. O papel do Sindico no dialogo  é essencial não só para a conscientização, como também para evitar preconceitos, piadas ou situações de desconforto (por exemplo, contra colaboradores que retornam de viagens). O síndico tem papel essencial no que diz respeito ao combate ao coronavírus nos condomínios. Neste momento, é proibido reunir ao máximo de  moradores em um único local. Então, prefira não convocar reuniões e assembleias, o uso de máscaras ao transitar ou sair do condomínio é essencial.


A locação dos salões de festas e espaços gourmets também foram fechadas ou previamente interrompida. Para facilitar a rotina condominial. Como muitos noticiários estão relatando, estar munido de informações é muito importante. Então, oriente e dê assistência aos funcionários do condomínio para assegurar a saúde deles também, especialmente os que têm mais de 60 anos. Conheça as recomendações sobre o coronavírus para os moradores


Já os moradores, que passarão mais tempo em casa devido à pandemia do coronavírus, também precisam estar alertas. É essencialmente importante evitar circular nas áreas comuns do condomínio. Além disso, quem tem criança em casa deve ter cuidado extra, pois elas são as maiores transmissoras do vírus. Evite ao máximo ter contato físico com idosos. E, claro, a higienização também é indispensável. Lave bem as mãos com água e sabão sempre que chegar em casa,ou use álcool em gel. 


Como as roupas conduzem o vírus, lave-as sempre que chegar da rua. O síndico tem papel essencial no que diz respeito ao combate ao coronavírus nos condomínios. Neste momento, deve-se evitar ao máximo reunir os moradores em um único local. Então, prefira não convocar reuniões e assembleias.

Conheça as recomendações sobre o coronavírus para os moradores

1.     Restrições de acesso à edificação – serviço essencial

2.     Restrições de uso do elevador, sempre 1 (uma ) pessoa por vez , prefira ou utilize as escadas e demais dependências de acesso.

3.     Interdição total de áreas comuns não essenciais.

4.     Formalidade para a adoção das medidas mencionadas

5.     Assembleias - reunião virtual - voto à distância - voto por escrito - assembleia permanente

6.     Das obrigações de proteção e informação de quem está doente ou com suspeita. Ao sair nunca esquecer de usar máscaras em tempo integral.

Seguindo algumas regras e conversando com os moradores, Vamos vencer mais essa batalha."

Kesley Silva Marques

 Sindico Profissional 

 IPATINGA MG

 


Post a Comment

Muito obrigado por seu comentário. Não esqueça de deixar seu NOME e CIDADE no seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com