Sindico Profissional

6/recent/ticker-posts https://4.bp.blogspot.com/-k_5709Vs9oQ/XdlGRqTmrjI/AAAAAAAAIPg/lAcnWzIB-RUcoOGJVVVuk84_8KHSslrrQCK4BGAYYCw/s1600/logo%2Bjornal.jpg

Evento Dia do Síndico

Corresponsabilidade do síndico em falhas nas instalações elétricas em condomínios


Manter as instalações elétricas dos condomínios em conformidade com as normas técnicas e legislação vigentes, vai além do cumprimento de obrigações periódicas e cíclicas.

 

A Norma Regulamentadora 10 (1978), estabelece os requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

 

No ítem 10.4.4 ela estabelece que "As instalações elétricas e vem ser mantidas em condições seguras de funcionamento e seus sistemas de proteção devem ser inspecionados e controlados periodicamente, de acordo com as regulamentações existentes e definições de projetos."

 


O síndico, sendo profissional responsável e competente para gestão do bom funcionamento de um condomínio, deve estar atento a sua corresponsabilidade técnica.

 

Na prática, Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros (AVCB), laudo de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e laudo de instalações elétricas, respectivamente, são documentos periódicos e obrigatórios que devem fazer parte do prontuário elétrico das documentações de um condomínio. Além disso, deve manter as instalações elétrica sem conformidade com a NBR-5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão), assegurando as melhores práticas de segurança em instalações.

 


O profissional competente para orientar e apoiar o síndico nessa empreitada é o engenheiro eletricista devidamente registrado no sistema CREA/CONFEA.


A falta e/ou falha na aplicação das exigências legais das normas técnicas e legislação pode incorrer em corresponsabilidade técnica do síndico por negligência, por exemplo.


Você tem dúvidas da parte elétrica de condomínios? Deixe abaixo sua pergunta.
 Artigo: Engenheiro Itailson Cunha - Cunha Engenharia Elétrica

- Este conteúdo é publipost. Responsabilidade da Cunha Engenharia Elétrica. 

Postar um comentário

0 Comentários

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário. Não esqueça de escrever seu nome e cidade. Sua opinião é muito importante para o JORNAL SINDICO PROFISSIONAL. Você pode escrever aqui ou enviar para jornalsindicoprofissional@gmail.com